Obras de Portinari desembarcam em Campinas

O Sesi Amoreiras, em Campinas, recebe até 18 de maio a exposição ‘Portinari – A construção de uma obra’, que reúne cerca de 20 estudos e maquetes das obras do pintor, muralista e desenhista, que conquistou reconhecimento internacional retratando o cotidiano do Brasil e a desigualdade social. Também fazem parte da montagem esculturas criadas pelo artista plástico Sérgio Campos, que reproduzem personagens de obras de Portinari.
Com curadoria de Luiz Fernando Dannemann, a exposição, que recebeu cerca de 50 mil visitantes por Recife, Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro, percorre algumas unidades do Sesi-SP no interior, no projeto Espaço Galeria. Segundo Dannemann, “é uma exposição específica da construção da obra de Portinari, que mostra estudos, esboços e desenhos de grandes obras do artista”. Entre elas, estão os estudos para o painel ‘Guerra e Paz’, que Portinari criou para a sede da ONU, em Nova York, entre 1952 e 1956.
Sergio Campos, membro da família do pintor, finalizou o planejamento do próprio artista plástico, que queria transformar suas figuras em esculturas. A mostra contém oito trabalhos, revelando uma tridimensionalidade da visão de Portinari.
Formado pela Escola de Belas Artes da UFMG, Sergio Campos é desenhista, pintor e escultor. Criou técnica para construção de esculturas em aço e cobre e executou monumentos públicos de grande porte. Estudou pintura mural e escultura em bronze com o italiano Franco Cerri.
Candido Portinari nasceu em 30 de dezembro de 1903, em Brodowski, interior de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, teve uma infância humilde e recebeu apenas a instrução primária. Desde criança manifestou sua vocação artística, começando a pintar aos nove anos. Estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro e visitou países como a França e a Itália, onde concluiu os estudos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s